Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 12:39h

Início Secretaria de Meio Ambiente de Sapé realiza fiscalização para combater poluição sonora

A Prefeitura de Sapé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, realizou neste sábado (17) uma fiscalização, com teor educativo, no Centro da cidade e no bairro Nova Brasília, com foco nos carros de som. A ação teve como objetivo o combate ao abuso da poluição sonora no município. Com o trabalho de […]

17/12/2022 15h18 Atualizado há 1 ano atrás

A Prefeitura de Sapé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, realizou neste sábado (17) uma fiscalização, com teor educativo, no Centro da cidade e no bairro Nova Brasília, com foco nos carros de som. A ação teve como objetivo o combate ao abuso da poluição sonora no município. Com o trabalho de seis pessoas, entre fiscais e auxiliares, essa foi a quarta fiscalização com este teor realizada este ano no município.

De acordo com o secretário executivo Josivaldo Soares, foram notificado cinco veículos e ajustados volumes de som através do decibelímetro. Durante a fiscalização, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente ainda conferiam as licenças de funcionamento dos estabelecimentos e a utilização do som.

“A poluição sonora afeta a qualidade de vida de forma coletiva, além de trazer consequências para a saúde física e também mental. Por isso estamos realizando essas fiscalizações para combater a prática e também como forma de orientar a população. Ainda estamos com ações mais educativas, mas a partir de janeiro começaremos a multar quem não se adequar as normas”, destacou o secretário.

No início desse ano a Secretaria realizou no município uma ação educativa para de combate à poluição sonora. Na atividade de conscientização, veículos que estavam com volume acima do limite permitido foram orientados a reduzir o som, para que o ruído fosse ajustado ao limite tolerável. Também na ação, foi explicado aos motoristas do que se trata a poluição sonora, que causa perturbação de sossego e danos à saúde da população.

A prática de manter som alto é considerada crime ambiental e pode ser penalizada com multa e detenção. De acordo com Josivaldo Soares, a ação acontece de maneira periódica na cidade e de forma educativa, para que as pessoas passem a cumprir a legislação estabelecida.