Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Secretaria de Meio Ambiente vai criar plano municipal de arborização em Sapé

Início Secretaria de Meio Ambiente vai criar plano municipal de arborização em Sapé

Secretaria de Meio Ambiente vai criar plano municipal de arborização em Sapé

O município de Sapé possui cerca de 15 mil árvores, mas nem todas são adequadas para a região e podem causar transtornos no futuro. Para transformar a realidade, a Secretaria de Meio Ambiente pretende iniciar o plano municipal de arborização da cidade, para conseguir substituir as plantas e trazer outras espécies para a região. A […]

25/10/2022 12h02 Atualizado há 1 ano atrás

A informação foi divulgada pelo titular da pasta, Josivaldo Soares, durante o podcast ‘É Sobre Sapé’, que contou ainda com a participação do integrante da Semaie, Ramon Gomes, engenheiro ambiental. Conforme o secretário, o projeto está em andamento e em breve deve contemplar as diversas áreas do município.

“Nosso sonho é implantar esse plano municipal de arborização. Temos mais de 15 mil árvores em Sapé, muitas antigas, e aos poucos, vamos iniciar esse projeto e ir fazendo as mudanças necessárias. Temos uma equipe técnica que avalia o que precisa ser feito e vamos realizar as ações em pequeno, médio e longo prazo”, ressaltou.

Recentemente, a pasta fez a substituição de três palmeiras imperiais no centro da cidade, além de ter plantado outras no Centro Especializado em Reabilitação (CER). A Semaie também realiza regularmente a distribuição de mudas para a população.

Entre os planos da Secretaria, está ainda a execução de mais licenças ambientais no município. O documento é necessário para conceder a autorização para instalação ou funcionamento de empreendimentos ou atividades que utilizam recursos naturais, mas nem todos os estabelecimentos da cidade possuem a certidão.

A pasta também pretende em breve iniciar a fiscalização e penalização das pessoas que cometam crimes ambientais, principalmente a poluição sonora. A máquina que detecta a quantidade de decibéis já foi adquirida e agora a Secretaria organiza os últimos detalhes para iniciar as ações nas vias públicas.

Consciência ambiental – A Semaie atua ainda em ações de conscientização para a população, que pode adotar pequenas medidas para a preservação do meio ambiente. “Economizar água, reduzir o gasto de energia, separar o lixo seco do lixo molhado, evitar desperdícios e comprar apenas o necessário são pequenos passos que auxiliam a um mundo mais sustentável”, orientou o engenheiro ambiental Ramon Gomes.

Podcast – O podcast ‘É sobre Sapé’, é transmitido toda segunda-feira, a partir das 20h, no Youtube, no canal oficial da Prefeitura de Sapé. Ele pode ainda ser acessado no canal, que mantém os demais programas arquivados e de fácil acesso à população.