Portal atualizado em: 27 de setembro de 2022 às 14:58h

Secretaria de Saúde de Sapé alerta pais para vacinação de crianças contra poliomielite

Início Secretaria de Saúde de Sapé alerta pais para vacinação de crianças contra poliomielite

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite chega a sua reta final em 8 dias e a Secretaria de Saúde de Sapé alerta os pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para receberem a imunização para que se dirijam até uma unidade de saúde até a próxima semana. A meta vacinal que o Ministério da Saúde pretende atingir é de 95% do público-alvo e até o momento, apenas 78% das crianças da cidade foram vacinadas.

Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e apesar de já atingir quase 80% do público alvo, as ações continuam até o próximo dia 30 – último dia da campanha. Nas UBSs do município, uma equipe está disponível diariamente para realizar a vacinação das crianças.

A campanha nacional pretende vacinar 95% das crianças menores de 5 anos que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante, que deve acontecer entre 2, 4 e 6 meses de idade, além de incentivar a aplicação da dose reforço para crianças de até 5 anos.

“A campanha de vacinação contra a pólio continua até dia 30. Queremos vacinar ainda mais crianças. De terça a sexta as mães podem procurar a vacina na UBS mais próxima de sua casa, que uma equipe estará disponível para realizar o atendimento. É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças. A paralisia infantil não pode voltar ao Brasil e isso só depende de nós”, pontuou a secretária de saúde, Franci Araújo.

O Brasil apresenta o certificado de erradicação da doença desde 1994, mas a queda na cobertura vacinal para 79% vem preocupando especialistas. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) , o Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru correm um risco muito alto de reintrodução da poliomielite.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade