Portal atualizado em: 21 de setembro de 2021 às 15:47h

Secretaria de Saúde de Sapé alerta para riscos de sintomas graves de covid-19 em fumantes

Início Secretaria de Saúde de Sapé alerta para riscos de sintomas graves de covid-19 em fumantes

Nesta segunda-feira (31), Dia Mundial Sem Tabaco, a Prefeitura de Sapé faz alerta à população para os maiores riscos de contaminação do novo coronavírus para fumantes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo e por esse motivo, o tabagismo é considerado fator de risco para a covid-19.

Secretário de Saúde do município, David Roberto ressalta que estudos apontam que tabagistas possuem o sistema respiratório prejudicado pelo fumo e, em caso de infectados pela covid-19, podem desenvolver sintomas mais graves da doença.

“É importante que as pessoas estejam cientes dos riscos. O tabagismo é uma doença perigosa, e agora com a covid-19 isso ficou ainda mais preocupante. Mas a boa notícia é que existe tratamento e se houver disposição suficiente, tem cura. É possível ter uma vida de qualidade”, completou.

O secretário destaca que a Secretaria de Saúde oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. O programa foi reiniciado pela atual gestão no mês de abril e já conta com 14 pessoas sendo acompanhadas.

De acordo com David Roberto, os interessados devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e informar o desejo de participar do programa de tabagismo. “As enfermeiras fazem o encaminhamento para que a pessoa ingresse nos grupos de tabagismo e comece os cuidados e acompanhamento”, ressaltou.

Tabagismo – O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. A Revisão da Classificação Estatística de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) aponta que o tabagismo integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais. Estudos indicam que a doença é a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support