Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Início Secretaria de Saúde de Sapé se reúne para traçar plano de imunização municipal contra a covid-19

A Secretaria de Saúde de Sapé iniciou a elaboração do plano municipal de imunização contra o novo coronavírus e já definiu a ordem de vacinação entre os grupos da população sapeense. Na terça-feira (19) será realizada uma reunião com o Governo do Estado para ajustar os últimos detalhes para o início da imunização da população. […]

18/01/2021 11h39 Atualizado há 3 anos atrás

Seguindo as normas técnicas emitidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), neste primeiro momento de imunização, chamado de ‘fase 1’, serão vacinados os profissionais de saúde, povos e comunidades tradicionais quilombola, além da população indígena e pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais e pessoas acima de 80 anos.

De acordo com a coordenadora de Saúde do município, Maria Aparecida Menezes, a Secretaria Municipal já tem conversado com a SES para estabelecer os detalhes do processo de vacinação. Haverá uma reunião nesta terça-feira (19) com a equipe técnica da Saúde estadual para detalhar como ocorrerá a logística da distribuição da vacina.

Após a primeira parcela da população for imunizada, pessoas com alguma comorbidade, trabalhadores da Educação, pessoas com deficiência permanente severa, forças da Segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros e cuidadores de idosos serão vacinados.

A estratégia será determinada de forma mais específica conforme os grupos prioritários forem imunizados e as vacinas forem disponibilizadas para a população. A Paraíba passa a receber as doses da CoronaVac a partir desta segunda-feira (18) e fará o controle da imunização no estado.

A vacina – A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.