Portal atualizado em: 27 de setembro de 2022 às 14:58h

Secretaria de Saúde inicia programação do Setembro Amarelo nesta segunda

Início Secretaria de Saúde inicia programação do Setembro Amarelo nesta segunda

A secretaria de saúde do Município de Sapé iniciou nesta segunda-feira (12) a programação da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao combate do suicídio. Serão ofertados para a população e servidores da saúde dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema, além da realização de um grande pit stop.

A programação que teve início hoje foi destinada aos servidores da saúde. Foram realizadas dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema ‘saúde mental no ambiente de trabalho’. As atividades aconteceram no Centro de Reabilitação (CER) e no Hospital Municipal Sá Andrade. Encerrando a programação interna, na próxima segunda-feira (19), será a vez dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), quando o tema será trabalhado com apresentação cultural, dinâmicas e palestras.

Para a secretária de Saúde, Franci Araújo, é de extrema importância trabalhar a saúde mental dos profissionais que estão em contato direto com a população. “É através de ações assim que eles aprendem a detectar em si e até durante o atendimento onde pode existir algum tipo de problema, relacionado a saúde mental. Quando nossa saúde mental não está bem, nada vai bem. Então estamos proporcionando esses momentos para que os profissionais sintam-se também acolhidos”, pontuou.

A partir do dia 20 até o dia 30, a programação será destinada à população em geral. As atividades serão realizadas na Unidades Básicas de Saúde (UBSs), trabalhando o tema ‘prevenção ao suicídio’.

Ainda marcando a programação, a Secretaria de saúde realizará no dia 28 deste mês um grande Pit Stop nas principais ruas da cidade, com distribuição de panfletos e adesivos, com o propósito de alertar a população sobre como cuidar da saúde mental.

A realização da campanha Setembro Amarelo – Por amor à vida, é uma parceria entre a Prefeitura de Sapé e a Secretaria Municipal de Saúde(SMS), para trabalhar a conscientização da importância da vida e ajudar na prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo – A campanha acontece em todo o território nacional desde 2014 e é uma criação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABS) em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o lema será “A vida é a melhor escolha”.

A temática é voltada a reduzir os casos de suicídio, uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade