Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 11:33h

Início Secretaria de Saúde inicia programação do Setembro Amarelo nesta segunda

Secretaria de Saúde inicia programação do Setembro Amarelo nesta segunda

A secretaria de saúde do Município de Sapé iniciou nesta segunda-feira (12) a programação da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao combate do suicídio. Serão ofertados para a população e servidores da saúde dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema, além da realização de um grande pit stop. A programação que teve início […]

12/09/2022 18h29 Atualizado há 2 anos atrás

A programação que teve início hoje foi destinada aos servidores da saúde. Foram realizadas dinâmicas e rodas de conversas sobre o tema ‘saúde mental no ambiente de trabalho’. As atividades aconteceram no Centro de Reabilitação (CER) e no Hospital Municipal Sá Andrade. Encerrando a programação interna, na próxima segunda-feira (19), será a vez dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), quando o tema será trabalhado com apresentação cultural, dinâmicas e palestras.

Para a secretária de Saúde, Franci Araújo, é de extrema importância trabalhar a saúde mental dos profissionais que estão em contato direto com a população. “É através de ações assim que eles aprendem a detectar em si e até durante o atendimento onde pode existir algum tipo de problema, relacionado a saúde mental. Quando nossa saúde mental não está bem, nada vai bem. Então estamos proporcionando esses momentos para que os profissionais sintam-se também acolhidos”, pontuou.

A partir do dia 20 até o dia 30, a programação será destinada à população em geral. As atividades serão realizadas na Unidades Básicas de Saúde (UBSs), trabalhando o tema ‘prevenção ao suicídio’.

Ainda marcando a programação, a Secretaria de saúde realizará no dia 28 deste mês um grande Pit Stop nas principais ruas da cidade, com distribuição de panfletos e adesivos, com o propósito de alertar a população sobre como cuidar da saúde mental.

A realização da campanha Setembro Amarelo – Por amor à vida, é uma parceria entre a Prefeitura de Sapé e a Secretaria Municipal de Saúde(SMS), para trabalhar a conscientização da importância da vida e ajudar na prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo – A campanha acontece em todo o território nacional desde 2014 e é uma criação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABS) em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o lema será “A vida é a melhor escolha”.

A temática é voltada a reduzir os casos de suicídio, uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.