Portal atualizado em: 20 de maio de 2022 às 13:47h

Secretário(a)
Marcus Aurélio de Sena Silva

PERFIL

Filho de uma tradicional família de agricultores da localidade de Inhauá, zona rural do município de Sapé, Marcus Sena, cresceu entre o trabalho do campo e a comercialização da lavoura na cidade. Figura pública, tornou-se vereador e atuou na Câmara Municipal entre os anos de 2017 a 2020. O agricultor de 38 anos também tem experiência em gestão pública e atualmente exerce o cargo de secretário executivo de Agricultura e Pesca.

SOBRE

A Secretaria de Agricultura e Pesca tem por finalidade promover, coordenar, orientar, estimular e regular as atividades agropecuárias, da pesca e da aquicultura, bem como promover o fortalecimento da agricultura familiar no município de Sapé.

Compete a Secretaria de Agricultura e Pesca: planejar, formular e normatizar as Políticas de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro do Município de Sape; planejar, elaborar e acompanhar programas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento agropecuário, pesqueiro e florestal; planejar e elaborar programas, projetos e ações de apoio ao agronegócio, à biotecnologia, à segurança alimentar, à produção e uso de plantas e sementes bioativas e ornamentais e ao uso da micro e nanotecnologia na agropecuária; formular a política municipal de apoio ao abastecimento, armazenamento e à logística de comercialização de produtos agropecuários; elaborar programas, projetos e ações referentes à política agrícola e agrária municipal; planejar e avaliar as políticas e ações de apoio à comercialização da produção animal e vegetal, seus produtos e subprodutos; apoiar ações ligadas ao associativismo e o cooperativismo no âmbito de sua competência; colaborar com a União e Estado na execução de programas, projetos e ações de política agrária, aquicultura e desenvolvimento rural; promover e supervisionar a melhoria dos espaços e locais de comercialização de produtos agrícolas; exercer demais atividades afetas ao desenvolvimento da agricultura e pesca no município.