Portal atualizado em: 18 de abril de 2024 às 15:58h

Sedes realiza noite de cinema para conscientizar sobre abuso sexual na infância

Início Sedes realiza noite de cinema para conscientizar sobre abuso sexual na infância

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes realiza noite de cinema para conscientizar sobre abuso sexual na infância

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou uma noite de exibição de filme, na última quarta-feira (17). O “Cinema Especial” aconteceu no Centro Cultural Sapeense, antiga Pênalti, e foi promovido em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O destaque da noite foi a exibição […]

19/05/2023 8h46 Atualizado há 11 meses atrás

O destaque da noite foi a exibição do filme “O Silêncio de Lara”, uma obra cinematográfica que retrata a vida de uma adolescente de 14 anos que sofreu abuso sexual durante sua infância. A escolha do filme teve como propósito sensibilizar o público e estimular uma reflexão sobre essa temática delicada e relevante para a sociedade.

Os participantes do evento foram as crianças e jovens atendidos pelos programas socioassistenciais do município, bem como adolescentes, estudantes e professores da rede municipal de ensino. A noite foi repleta de informação, cultura e propiciou um ambiente para o diálogo e a conscientização sobre o abuso sexual na infância.

Denise Ribeiro, secretária de Desenvolvimento Social, destacou a importância desse momento e enfatizou a necessidade de envolver os pais e a comunidade na discussão desse tema sensível. “Esse é o momento que chamamos os pais para perto, chamamos a comunidade para perto, convidando a pensar, a refletir e a observar mais nossas crianças, nossos adolescentes e se atentar aos cuidados e sinais”, ressaltou.

Além dessa ação, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Sapé tem promovido ao longo do mês diversas atividades e eventos sob a temática “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade do abuso e exploração sexual nessa faixa etária. O intuito dessas iniciativas é não apenas fornecer informações, mas também encorajar a denúncia e garantir a proteção dos jovens.
Durante o evento, além da exibição do filme, houve a distribuição de pipoca e algodão-doce, bem como apresentações artísticas e culturais.

Para denunciar casos de abuso sexual ou suspeitas, a população pode contatar o Disque 100 ou 123. A ligação pode ser feita anonimamente, sem qualquer identificação do denunciante. Essa atitude pode quebrar o ciclo de abuso e impedir que vítimas continuem sofrendo nas mãos de seus agressores.

A Prefeitura Municipal de Sapé reafirma o compromisso de enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, buscando criar uma sociedade mais vigilante e protetora. A conscientização e a colaboração de todos são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e jovens do município.]

Confira as fotos: