Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 12:39h

Início Segundo dia de capacitação com profissionais da rede municipal atende educação infantil

Os profissionais da educação infantil da rede municipal de Sapé participaram na última terça-feira (5) de mais uma ação de qualificação profissional. A iniciativa vem sendo uma constante com todos os profissionais que atuam nas escolas do município e tem o objetivo de tornar ainda melhor a atuação pedagógica da equipe. As capacitações estão sendo […]

07/07/2022 8h32 Atualizado há 2 anos atrás

Os profissionais da educação infantil da rede municipal de Sapé participaram na última terça-feira (5) de mais uma ação de qualificação profissional. A iniciativa vem sendo uma constante com todos os profissionais que atuam nas escolas do município e tem o objetivo de tornar ainda melhor a atuação pedagógica da equipe. As capacitações estão sendo ministradas pela Secretaria de Educação, visando o início do segundo semestre letivo de 2022.

Na parte da manhã participaram da formação os professores do período matutino e a tarde os professores atuantes no período vespertino, além de supervisores, auxiliares e monitores de creche.

Os encontros foram mediados pela pedagoga e mestra em educação, Augusta Magnólia, que conduziu aos demais profissionais presentes sobre a análise da Matriz Curricular da Educação Infantil no município, incitando a participação dos mesmos através de troca de diálogo e dinâmicas conjuntas. “Quando falamos de Educação Infantil no município de Sapé, estamos nos referindo a um universo de aproximadamente 1.500 crianças, e 29 unidades de ensino, significando dizer que temos um leque de profissionais imenso nessas unidades. Trazer esses profissionais para esse momento de formação e diálogo constante, fazemos com que a educação infantil seja para além daquilo que a criança vivencia em sala de aula, trazendo uma aprendizagem significativa e para a vida” disse.

Também esteve presente a Subgerente da Educação Especial e Inclusiva, Vanessa Pinheiro, que trouxe a abordagem sobre Educação Especial e Inclusiva na Educação Infantil. “Na semana de formação pedagógica, esse alinhamento de ações conjunto também com os professores e cuidadores dos polos educacionais de AEE – Atendimentos Educacionais Personalizados, sensibiliza a todos os profissionais da rede sobre a importância da educação especial inclusiva, fortalecendo a mesma no município, pois o índice de crianças com essas necessidades tem aumentado quantitativamente, e precisamos fortalecer essa perspectiva de melhoria educacional também no viés da educação inclusiva” analisou.

O material de matriciamento curricular, pós explicação foi socializado e analisado por grupos, divididos por períodos da educação infantil desde o maternal até o pré-escolar 2, e as análises foram discutidas conjuntamente através de oficinas e rodas de diálogo.
As formações estão sendo de aberta participação dialógica para que os profissionais possam estar tirando suas dúvidas e apresentando suas vivências e pontos de vista pertinentes aos assuntos propostos. Para atender todos o corpo profissional da rede, a capacitação está sendo realizada em diferentes turmas e turnos, e seguirá acontecendo até o fim da semana corrente.