Portal atualizado em: 12 de agosto de 2022 às 14:05h

Segundo dia de capacitação com profissionais da rede municipal atende educação infantil  

Início Segundo dia de capacitação com profissionais da rede municipal atende educação infantil  

Os profissionais da educação infantil da rede municipal de Sapé participaram na última terça-feira (5) de mais uma ação de qualificação profissional. A iniciativa vem sendo uma constante com todos os profissionais que atuam nas escolas do município e tem o objetivo de tornar ainda melhor a atuação pedagógica da equipe. As capacitações estão sendo ministradas pela Secretaria de Educação, visando o início do segundo semestre letivo de 2022.

Na parte da manhã participaram da formação os professores do período matutino e a tarde os professores atuantes no período vespertino, além de supervisores, auxiliares e monitores de creche.

Os encontros foram mediados pela pedagoga e mestra em educação, Augusta Magnólia, que conduziu aos demais profissionais presentes sobre a análise da Matriz Curricular da Educação Infantil no município, incitando a participação dos mesmos através de troca de diálogo e dinâmicas conjuntas. “Quando falamos de Educação Infantil no município de Sapé, estamos nos referindo a um universo de aproximadamente 1.500 crianças, e 29 unidades de ensino, significando dizer que temos um leque de profissionais imenso nessas unidades. Trazer esses profissionais para esse momento de formação e diálogo constante, fazemos com que a educação infantil seja para além daquilo que a criança vivencia em sala de aula, trazendo uma aprendizagem significativa e para a vida” disse.

Também esteve presente a Subgerente da Educação Especial e Inclusiva, Vanessa Pinheiro, que trouxe a abordagem sobre Educação Especial e Inclusiva na Educação Infantil. “Na semana de formação pedagógica, esse alinhamento de ações conjunto também com os professores e cuidadores dos polos educacionais de AEE – Atendimentos Educacionais Personalizados, sensibiliza a todos os profissionais da rede sobre a importância da educação especial inclusiva, fortalecendo a mesma no município, pois o índice de crianças com essas necessidades tem aumentado quantitativamente, e precisamos fortalecer essa perspectiva de melhoria educacional também no viés da educação inclusiva” analisou.

O material de matriciamento curricular, pós explicação foi socializado e analisado por grupos, divididos por períodos da educação infantil desde o maternal até o pré-escolar 2, e as análises foram discutidas conjuntamente através de oficinas e rodas de diálogo.
As formações estão sendo de aberta participação dialógica para que os profissionais possam estar tirando suas dúvidas e apresentando suas vivências e pontos de vista pertinentes aos assuntos propostos. Para atender todos o corpo profissional da rede, a capacitação está sendo realizada em diferentes turmas e turnos, e seguirá acontecendo até o fim da semana corrente.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade