Portal atualizado em: 21 de setembro de 2021 às 15:47h

Início Semana pedagógica de Sapé capacita professores e tem participação de autor de best-seller

Gestores e a equipe escolar da rede municipal da Prefeitura de Sapé participam, a partir desta segunda-feira (01), da Semana Pedagógica, momento para formação e planejamento dos professores para o ano letivo de 2021. Entre as atividades, estão palestras, oficinas e capacitações para o ensino remoto dos educadores, que contará com a participação de Othon Gama, autor do best-seller ‘O Código da Mudança’ na abertura do evento.

Promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, a ação vai até a próxima sexta-feira (05) e foca na qualificação dos professores e a abordagem de pautas relevantes, como a inclusão em sala de aula, métodos para aprendizagem eficaz, os desafios da Escola de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da leitura.

O evento se dividirá em momentos de capacitações de forma remota e presenciais. A programação começará pela manhã e durará até a tarde.

Professores também receberão treinamento para usar ferramentas necessárias para a ministração da aula-online. A capacitação mostrará aos docentes como aplicar aulas remotas, gravar os conteúdos e utilizar todas as ações disponibilizadas no Google para uma melhor instrução do aprendizado à distância na rede de ensino municipal de Sapé.

A titular da pasta, Fernanda Mendes, destaca a importância do planejamento e formação dos educadores para o sucesso do novo ano letivo. “Analisamos os principais assuntos que serão importantes para tratar com os professores e vamos trabalhar de forma unida para que neste ano, estudantes tenham um melhor aproveitamento e professores estejam aptos para lidar com os desafios da retomada das aulas”, apontou.

Entre os palestrantes convidados, estão Munique Massaro – professora adjunta do departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Adelaide Alves Dias – que é professora titular aposentada da UFPB e possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Suelídia Maria Calaça –  professora Associado II da UFPB e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Severino Bezerra da Silva – professor titular da UFPB e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP; Patrícia Guedes Corrêa Gondim – doutora em Educação pela UFPB; Veridiana Xavier Dantas – doutora em Educação e coordenadora do Curso de Pedagogia Presencial e a Distância da Faculdade Três Marias; Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos – mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professora da rede municipal de ensino de Vitória.