Portal atualizado em: 6 de dezembro de 2022 às 11:45h

Semob atua na fiscalização, sinalização e educação do trânsito na cidade

Início Semob atua na fiscalização, sinalização e educação do trânsito na cidade

Semob atua na fiscalização, sinalização e educação do trânsito na cidade

PROCON MunicipalProcuradoria Geral do MunicípioSecretaria de Desenvolvimento SocialSecretaria de Educação, Cultura, Esporte e TurismoSecretaria de FinançasSecretaria de Meio Ambiente e InfraestruturaSecretaria de Mobilidade UrbanaSecretaria de PlanejamentoSecretaria de Saúde

Autor: Assessoria

Semob atua na fiscalização, sinalização e educação do trânsito na cidade

Mais do que fiscalizar o trânsito, a atuação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Sapé (Semob-Sapé) se estende a sinalização da cidade, ações de educação no trânsito e ainda realiza operações que fortalecem a mobilidade urbana do município. Ao todo, 29 servidores trabalham na pasta, que neste mês de outubro mobiliza a cidade em favor […]

11/10/2022 15h33 Atualizado há 2 meses atrás

Mais do que fiscalizar o trânsito, a atuação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Sapé (Semob-Sapé) se estende a sinalização da cidade, ações de educação no trânsito e ainda realiza operações que fortalecem a mobilidade urbana do município. Ao todo, 29 servidores trabalham na pasta, que neste mês de outubro mobiliza a cidade em favor do uso de capacete.

Recentemente, a Semob passou por uma grande mudança: antes chamada de Superintendência Municipal de Trânsito (SMTrans), adotou o novo nome que também reflete o trabalho desenvolvido na Secretaria, que agora tem atingido outras atuações.

“Não se trata apenas de um órgão de fiscalização. É um órgão de mobilidade urbana e segurança viária. Há as áreas de engenharia, sinalização e operações como a tapa-buraco. Trabalhamos na criação de estacionamento, além de destinar áreas para a acessibilidade, desenvolver ações para a educação no trânsito, inclusive nas escolas”, conta o titular da pasta, Aeuson Monteiro.

A mudança também refletiu em economia: com a estruturação do órgão, foi possível incorporar serviços que antes eram realizados através de outras empresas. Hoje, há mão-de-obra própria para as atividades constantes da pasta, como aplicação de placas de sinalização, pintura de faixa de pedestre e ações semelhantes. “Todo o investimento foi voltado para economizar os recursos públicos”, detalha o secretário.

Entre as principais ações da Semob, se destacam a implantação de dez paradas de ônibus, o aumento de sinalização para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou que tenham direito a alguma prioridade; a revitalização das sinalizações asfálticas e a realização da operação tapa buracos, que já beneficiou dezenas de ruas do município.

Ao todo, a pasta conta com sete veículos, que ficam à disposição dos 13 agentes de trânsito, que trabalham nas ruas para garantir um trânsito fluido e seguro. Atualmente, a Secretaria fica instalada na Rua Padre Zeferino Maria, nº 244, mas por pouco tempo. Em breve, a sede da Semob será na Avenida Getúlio Vargas, nº 198, no Centro, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social, em um prédio cedido pelo Estado, que em breve passará por reformas.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade