Portal atualizado em: 26 de setembro de 2022 às 15:01h

Semob de Sapé inicia campanha de conscientização para uso de capacete

Início Semob de Sapé inicia campanha de conscientização para uso de capacete

Dando continuidade às ações da Semana da Campanha Nacional de Segurança no Trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Sapé (Semob) realizou, na manhã desta sexta-feira (23), a distribuição de panfletos educativos de conscientização nos semáforos das vias principais da cidade sobre a necessidade do uso do capacete.

No folhetim, que tinha como tema “Motociclista, use capacete e não vire estatística”, constavam informações a respeito do uso correto do capacete e das garantias de sua utilização. Durante a campanha, ao entregar o panfleto, os agentes também esclarecem o conteúdo da mensagem.

Para o agente de Trânsito, Moura, a dinâmica objetiva trazer à consciência dos sapeenses a importância do uso de capacete, tanto para a função de condutor da motocicleta, quanto para a de passageiro. “Hoje é o Dia Nacional do Agente de Trânsito, e priorizamos esse dia para dar início a essa campanha e instruir a população sobre a necessidade da prevenção. O índice de acidentes que poderiam ser minimizados com o uso correto do capacete é considerável. Com a realização de atividades como essa, de caráter educativo, esperamos delas um retorno positivo. É o trabalho na construção de um trânsito seguro”, disse.

O capacete, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é um item de segurança obrigatório para os motociclistas, pois ajuda a evitar consequências mais graves em um acidente de trânsito. Estudos mostram que o uso correto de capacete em casos de acidentes reduz 40% das mortes, previne 69% dos traumatismos cranianos e protege os olhos contra impactos externos.

O não uso de capacete, além de trazer riscos para a segurança no trânsito, é considerado infração gravíssima, acarretando multa no valor de R$293,47, sete pontos a menos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda suspensão do direito de condução de veículos.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade