Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 12:39h

Terceiro dia: Semana de formação prepara profissionais para segundo semestre

Início Terceiro dia: Semana de formação prepara profissionais para segundo semestre

Terceiro dia: Semana de formação prepara profissionais para segundo semestre

O terceiro dia de curso de capacitação para os profissionais da rede municipal de ensino de Sapé foi direcionado aos professores, supervisores e assistentes de alfabetização dos anos iniciais de Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano), dividindo os profissionais de acordo com o turno de atuação. A programação ocorre ao longo […]

07/07/2022 14h23 Atualizado há 2 anos atrás

O terceiro dia de curso de capacitação para os profissionais da rede municipal de ensino de Sapé foi direcionado aos professores, supervisores e assistentes de alfabetização dos anos iniciais de Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano), dividindo os profissionais de acordo com o turno de atuação. A programação ocorre ao longo desta semana através da Secretaria de Educação do município e é nominada “Continuum Curricular como Recomposição da Aprendizagem”.

O coordenador geral do Regime de Colaboração Integra Educação Paraíba, Herbert Gomes, fez a apresentação dos novos painéis de aprendizagem. A educação de Sapé recebeu do Integra o Painel de Aprendizagem da Avaliação em Larga Escala realizado em 2021 e também o Painel de Avaliação Diagnóstica 2022.

Esses painéis contêm indicadores das avaliações do currículo básico de ensino de língua portuguesa e matemática, apresentando os níveis de proficiência dos alunos da rede municipal de Sapé, que junto a outros indicadores que serão recebidos e servirão de base para que o corpo técnico fomente estratégias didático-pedagógicas adaptadas e inovadoras para a melhoria da aprendizagem da rede, especialmente nessa retomada de ensino no período pós pandêmico.

Herbert analisou a formação de forma positiva, e especificou sobre a relevância da realização desses encontros. “Compreendo que Sapé está em um processo importante de avanço em características cruciais na educação. A política aqui apresentada no Currículo Continuum é essencial para a obtenção de resultados a curto, médio e longo prazo. Essa passagem de recuperação dos déficits de aprendizagem herdados da pandemia acontece com sucesso em lugares onde é identificado um cuidado na leitura dos índices trabalhados em salas de aula. Eu saio daqui muito feliz em perceber que isso está acontecendo de forma planejada e moderna em Sapé. É o desenvolvimento de um avanço muito positivo para a colheita de um resultado satisfatório”, pontuou.

O coordenador também fez a entrega do material “Arquitetura Avaliativa” que foi elaborado pela equipe do Integra Paraíba para auxiliar os professores no preenchimento do ‘Sistema Saber’ – plataforma onde são consolidados os registros de aulas e as avaliações do aluno. O material servirá de apoio também ao alinhamento do sistema com as habilidades exigidas pelo documento normativo de Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o secretário de Educação de Sapé, Marcone Pessoa, a semana de formação está sendo estratégica para a finalidade de reparo dos agravantes da pandemia na área educacional, e as preparações profissionais intensificadas vem sendo um dos processos para efetivar essa retomada. “Nós iniciamos esse segundo semestre pensando justamente em reverter os prejuízos causados pela pandemia neste período de ensino remoto. Sabemos que desde antes da pandemia, a deficiência já existia no processo de ensino, inclusive no processo de alfabetização dos alunos da rede, e isso foi escancarado pela pandemia, prejudicando os resultados apresentados. Mas as formações estão vindo como uma das estratégias que a Secretaria está utilizando para fortalecer esse processo e ser meio atenuante nos déficits identificados”, disse.

A aplicação da matriz curricular para a próxima temporada segue sendo pauta nos encontros, e as dinâmicas de rodas de conversa e compartilhamento de vivências estão sendo de escuta ativa por parte da organização para melhor exercício no alinhamento e execução das práticas discutidas.

Confira as fotos: