Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Início Tradição e cultura: Carnaval Sapé tem concurso das Ala Ursas

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Tradição e cultura: Carnaval Sapé tem concurso das Ala Ursas

Seguindo a tradição do Carnaval no município, Sapé terá concurso das Ala Ursas neste ano. A celebração acontecerá em 5 de março, na Praça de Eventos Dr João Úrsulo, a partir das 16h. A festa acontece em parceria com  o Carnaval Tradição e a Associação Carnavalesca Independente.  O Carnaval contará com concurso de agremiações carnavalescas, […]

16/02/2023 9h39 Atualizado há 1 ano atrás

O Carnaval contará com concurso de agremiações carnavalescas, fantasias e ursos. A estrutura montada na praça terá arquibancadas, palco, mesa julgadora e contenção. Ao todo, cerca de 18 agremiações devem participar da disputa, tendo 20 minutos cada para a apresentação.

Durante a pandemia, a tradição foi mantida, seguindo normas sanitárias. Em 2021, foi feita uma exposição temática no Pavilhão Central, com fantasias, estandartes, troféus, ursos, baterias, e alegorias de agremiações. Em 2022, o evento ocorreu de maneira tradicional e as associações abordaram temas variados, como ‘pandemia’, ‘fantasias’ e ‘folclores e mitos da Amazônia’.

Com o apoio da Prefeitura de Sapé, o concurso é coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet). De acordo com o secretário executivo de Cultura, Kelson Ricardo, o evento mantém viva a tradição e também promove um momento de renovação e alegria entre as agremiações e participantes.

“Temos aqui em Sapé uma tradição e paixão imensa de todos que participam. As Ala Ursas fazem parte da nossa identidade e envolve os bairros, as localidades da cidade. É uma alegria continuar fazendo acontecer depois de desafios como o coronavírus”, pontuou.

História – As Ala Ursas em Sapé fazem parte da história da cidade. No passado, os chamados ‘ursos’ saiam pelas ruas da cidade. Hoje, o município possui agremiações, que são divididas conforme os bairros, contendo de 80 a 150 componentes cada.

Há cinco anos a Associação Carnavalesca de Ala Ursas Independentes de Sapé foi criada e tem se tornado uma referência em toda a região. Com ela, o município tem resgatado a memória da celebração e envolvido a população na festa.