Portal atualizado em: 29 de abril de 2024 às 12:30h

Prefeitura de Sapé vai realizar censo para mapear pessoas com deficiência

Início Prefeitura de Sapé vai realizar censo para mapear pessoas com deficiência

Prefeitura de Sapé vai realizar censo para mapear pessoas com deficiência

A Prefeitura de Sapé vai realizar um censo quantitativo para mapear as pessoas com deficiência no município. O anúncio aconteceu durante o podCast É Sobre Sapé, que tratou do Setembro Verde, mês de conscientização e inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD). O prefeito Major Sidnei reforçou a necessidade da medida para aplicar políticas públicas voltadas […]

06/09/2022 13h32 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Sapé vai realizar um censo quantitativo para mapear as pessoas com deficiência no município. O anúncio aconteceu durante o podCast É Sobre Sapé, que tratou do Setembro Verde, mês de conscientização e inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD). O prefeito Major Sidnei reforçou a necessidade da medida para aplicar políticas públicas voltadas para a população com deficiência.

“Será uma forma de conhecer a realidade dessas pessoas e criar projetos, em parceria com a Câmara Municipal, e buscar apoio para ações a nível estadual e até federal. É uma ação de inclusão muito importante e o município dá o exemplo para que outras cidades busquem voltar o olhar para as pessoas com deficiência”, pontuou.

A iniciativa é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) e atuará com apoio dos agentes comunitários de saúde, que durante a visita regular aos domicílios, questionarão se há algum membro da família com deficiência, e qual a deficiência. A previsão é que o censo inicie até o próximo mês e seja finalizado no primeiro trimestre de 2023.

Idealizadora do projeto, a coordenadora do Cras II, Isabella de Fátima, comemorou a implantação do censo, que vai atualizar os dados do município sobre a população PCD. “É a partir de um levantamento como esse que poderemos saber como e o quê poderemos trabalhar com políticas públicas para essas pessoas”, pontuou.

Isabella é uma pessoa com deficiência e tem usado sua experiência e trajetória profissional para abordar os direitos da pessoa com deficiência. Durante o programa, ela lançou o Manual Com Orientações Técnicas Sobre a Pessoa Com Deficiência – uma cartilha produzida por ela, que trata desde a forma correta de agir, nomenclatura, direitos da pessoa com deficiência e o que é considerado crime contra o grupo.

“Muitas vezes na minha vida o direito ao trabalho foi negado, porque as pessoas enxergam a pessoa com deficiência apenas por sua deficiência, e não vê o que ela tem, a pessoa como ela é. Apenas em 2014 fomos reconhecidos como Pessoa com deficiência e essa cartilha é para conscientizar as pessoas que somos dignas de direitos e não de pena. Somos capazes de estarmos onde queremos fazendo aquilo que sempre desejamos”, afirmou.

No PodCast – Ainda no podcast, o prefeito Major Sidnei falou sobre a preparação para o desfile cívico, que acontece no próximo domingo (9), às 15h e relembrou as ações que marcaram o final do mês de Agosto: entrega de enxovais para as gestantes que estão sendo atendidas na UBS; a Copa sapeense de futsal que já está sendo encaminhada para as semifinais; o evangeliza Sapé – evento que reuniu mais de 8 mil pessoas na Praça de Eventos; o início da ação Tapa Buraco; a sinalização das vias em fase final e a segunda etapa do asfalto.

É Sobre Sapé – O podcast é Sobre Sapé é transmitido ao vivo através do Youtube da Prefeitura, todas as segundas, às 20h. Um espaço para conversar sobre ações, obras e serviços prestados pela Prefeitura.