Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Sapé abre vacinação contra gripe para toda a população

Início Sapé abre vacinação contra gripe para toda a população

Sapé abre vacinação contra gripe para toda a população

Todos os moradores de Sapé que quiserem receber a vacina contra a gripe podem ser imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A Prefeitura de Sapé disponibilizou as doses após a campanha para os grupos prioritários. De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as pessoas acima de seis meses de idade podem […]

13/07/2021 16h28 Atualizado há 3 anos atrás

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as pessoas acima de seis meses de idade podem receber a vacina. Para receber a dose, é necessário levar até a unidade de saúde apenas um documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretário de Saúde do município, David Roberto ressalta que estudos já mostram que a vacina contra a gripe também reduz os efeitos da infecção pela covid-19. Ele alerta que a imunização não substitui a vacina contra o coronavírus, mas pode ajudar em casos de contaminação pela doença.

“Vivemos em uma pandemia, mas é importante destacar que a gripe continua fazendo vítimas. É fundamental que as pessoas se cuidem e tomem o imunizante, pois colabora para a redução de casos graves da doença. Essa vacina também diminui a chance de uma dupla infecção”, apontou.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário e ainda não foram imunizadas também devem procurar uma unidade de saúde.

Os grupos elegíveis são formados por: crianças (de 6 meses a 6 anos); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; idosos; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiro urbano e de longo curso; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Pesquisa – O estudo que aponta a relação entre a vacina contra o vírus Influenza e a diminuição de sintomas graves de covid foi apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas. A análise mostrou que a proteção contra a gripe reduz risco de derrame, sepse, internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e trombose venosa nos pacientes diagnosticados com a covid-19.