Portal atualizado em: 2 de maio de 2024 às 8:59h

Início Prefeitura de Sapé realiza caminhada e mutirão de mamografia

Prefeitura de Sapé realiza caminhada e mutirão de mamografia

A Prefeitura de Sapé realizou nesta terça-feira (24) uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Os participantes caminharam até a Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, onde estava a unidade móvel Amigos do Peito, realizando exames de mamografia nas mulheres inscritas. A unidade de saúde também […]

25/10/2023 8h51 Atualizado há 6 meses atrás

A unidade de saúde também tem realizado ultrassonografia de mama, além de exame citológico e outros de caráter preventivo. No mês de outubro, os serviços voltados à saúde íntima da mulher são intensificados.

O prefeito Major Sidnei participou da caminhada e ressaltou a importância da Secretaria de Saúde promover ações de conscientização e também garantir o acesso das mulheres aos exames. “Esse é um trabalho fundamental para diagnosticar e cuidar das mulheres da cidade. A Secretaria de Saúde tem feito um ótimo trabalho ao intensificar o atendimento e aumentar a oferta dos exames nesse mês”, pontuou.

A secretária de Saúde, Franci Araújo, ressaltou que os exames podem garantir um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura do câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres no país. “Não podemos fechar os olhos para essa triste realidade. A prevenção é durante todo o ano, mas em outubro fazemos um trabalho ainda mais forte em trazer os serviços às mulheres de Sapé”, comentou.

A vice-prefeita Lenilda Leôncio reforçou a necessidade das mulheres procurarem ajuda médica ao notarem sinais suspeitos no corpo. “Faça os exames de rotina e se cuide. Quem pode fazer o melhor por você, é você mesma”, sugeriu.

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o que mais causa morte no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A estimativa é de mais de 73 mil casos em todo o país neste ano. Em 2021, 18.139 mortes foram registradas pela doença.

Câncer de mama – Os principais sintomas da doença são nódulo endurecido no peito, que costuma ser fixo e indolor; alterações no bico do peito; saída espontânea de líquido em um dos mamilos e pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Confira as fotos: